Pesquisando...
segunda-feira, 15 de dezembro de 2014



Com o objetivo de extensão da vida útil das aeronaves AMX (A-1) para mais 20 anos, reduzindo a obsolescência dos equipamentos embarcados e ao mesmo tempo padronizando a frota, o programa de modernização realizou uma campanha de ensaios em voo em Gavião Peixoto/SP, para validação operacional do radar SCP-01. O trabalho, realizado pela Mectron, contou com a parceria da italiana Selex ES. 

O SCP-01 é um radar multifunção, projetado para operar como principal sensor do subsistema de armamento do A1-M. Pelo lado brasileiro, a Mectron ficou responsável pelas unidades Receptor, Antena, Servo-Antena e frame cablado. A empresa italiana ficou responsável pelas unidades Transmissor e Processador.

Na campanha de ensaios, o SCP-01 foi validado nos seus diversos modos de operação. No modo de mapeamento de solo (MAP), a aeronave sobrevoou a região da cidade de Ibitinga/SP, próximo à represa da Promissão, no rio Tietê, para identificar áreas fluviais e mapear o terreno, apresentando ao piloto um registro geográfico de mais de 80 km à sua frente.

Nesta mesma região, o radar também foi testado no modo de rastreio marítimo (SEA), detectando a presença de embarcações. Para testes nos modos de busca e rastreio aéreo (AIR-AIR) e combate aéreo (ACM), os ensaios contaram com o apoio de uma aeronave Phenom da EMBRAER atuando como alvo cooperativo.

Com o radar rastreando a aeronave cooperativa, várias manobras de combate foram simuladas, bem como manobras de aproximação para reabastecimento em voo. Durante os testes, foi possível verificar a integração do Radar ao novo sistema de navegação do A1-M, bem como ao HUD (Head Up Display) e ao MFD (Multi Function Display), onde as informações do Radar são disponibilizadas para o piloto.


Nelson Düring

0 comentários:

Postar um comentário