Pesquisando...
terça-feira, 2 de dezembro de 2014



Airbus A380
Portaria divulgada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autoriza o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão/RJ) a receber o Boeing 747-8 e Airbus A380, os dois maiores modelos de aeronaves de passageiros do mundo em operação.
Pelas dimensões dos dois modelos de aeronave, os aeroportos precisam de adaptações, como espaço livre o suficiente nas cabeceiras das pistas para suportar a envergadura da asa do A-380, que é de 80 metros.
O Airbus-380 tem 24 metros de altura, o mesmo que um prédio de oito andares. Pesa 361 toneladas (com o tanque vazio) e pode transportar até 525 passageiros numa configuração com três classes. Tem autonomia para voar 15.700 quilômetros, podendo ir do Brasil à Austrália sem escalas.

De acordo com informações da Anac, a autorização foi concedida após o aeroporto cumprir os requisitos necessários para a recepção e operação segura dessas aeronaves, em conformidade com a legislação aplicável.
Alterações na pista de pouso e decolagem e a elevação do nível de proteção contra incêndio foram as principais mudanças para a adequação do aeroporto.

A Air France pretende usar o Airbus-380 nos voos entre o Brasil e a França e dependia somente da concessão da autorização, de acordo com nota divulgada pela Secretaria de Aviação Civil.

O avião já esteve no Brasil em 2012 durante um teste em Guarulhos (SP) e no Galeão.

Portal Brasil

0 comentários:

Postar um comentário