Pesquisando...
sexta-feira, 19 de dezembro de 2014


Com o rápido avanço da tecnologia, temos visto recursos utilizados em grandes jatos comerciais sendo aplicados em monomotores leves. Uma dessas ferramentas é o que os americanos chamam de “Digital Engine Monitor”, ou monitoramento do motor aeronáutico por meio de dados extraídos dos sistemas eletrônicos do avião.

Com ele, além do EGT e do CHT, diversos outros dados também podem ser salvos em tempo real, como “manifold pressure” (MP), “fuel flow” (FF), air data, voltagem dos barramentos elétricos e até atitude do avião.

Os dados são extraídos da aeronave via pen drive, num procedimento bem simples (plugar e ligar). O download do arquivo é transferido para qualquer computador e a leitura pode ser feita por inúmeros softwares disponíveis no mercado, alguns sem custo algum. Esses programas estão disponíveis na internet, ou seja, o histórico da aeronave é acessível de qualquer computador, em qualquer lugar, produzindo gráficos a partir dos dados registrados.

Se antigamente os pilotos se contentavam com leituras da temperatura dos cilindros ou dos gases de exaustão capturadas por um ponteiro analógico, sem muita precisão, hoje ele pode receber informações detalhadas de cada cilindro, isoladamente, sentado no sofá de casa, podendo avaliar os parâmetros a cada segundo do voo.

Os softwares são apresentados em diversas versões. As versões pagas e classificadas como “Pro” contam não só com maior número de utilidades como também com a opção dos dados serem analisados por um profissional da área, com emissão de um relatório detalhado. O serviço contratado lhe dá o direito de abrir três chamados pelo período de um ano, por valores que variam entre 100 e 300 dólares, além dos uploads ilimitados para que o próprio piloto analise os dados.

É possível ao operador identificar falhas em uma válvula de escape, por exemplo, ou no sistema de ignição, como problemas em uma vela ou em magnetos fora de tempo. No sistema de combustível é possível encontrar problemas com bicos injetores ou ajustes errados no fluxo de combustível. Os benefícios do “Digital Engine Monitor” são inúmeros, como aumentar a segurança do voo e reduzir os custos de manutenção ao se evitar intervenções desnecessárias, já que muitos problemas de motores são provenientes de interpretações errôneas ocasionadas por falhas na operação.

0 comentários:

Postar um comentário