Pesquisando...
domingo, 9 de novembro de 2014



Os colaboradores da INPAER - Indústria Paulista Aeronáutica - estão envolvidos no projeto "Linguística de Corpus e Inglês para Aviação: uma proposta de aplicação didática", que vai desenvolver materiais didáticos de Inglês próprios para o segmento da aviação. A iniciativa é do Núcleo de Pesquisas do IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São João da Boa Vista - e tem como objetivo facilitar o aprendizado do idioma junto a aviadores, pilotos, técnicos e outros profissionais da aeronáutica.

"Queremos ter uma indústria aeronáutica global e o domínio de outros idiomas é fundamental nesse processo", afirma Eduardo Limeira, Superintendente Administrativo Financeiro da INPAER. "Por isso, atendemos prontamente ao convite do IFSP e acreditamos que o material será muito proveitoso para os nossos profissionais", completa.

O projeto vai passar por três etapas. Na primeira, os pesquisadores do IFSP farão uma coleta de dados nas dependências da INPAER, com a finalidade de identificar termos técnicos, expressões e outras formas de comunicação utilizadas pelos profissionais no dia a dia.

Na sequencia, as informações serão catalogadas e distribuídas em categorias, conforme o uso em que são mais frequentes: comunicação oral, escrita e termos utilizados por grupos específicos - mecânicos, pilotos, empresários, entre outros. A terceira etapa será a elaboração dos materiais didáticos propriamente ditos, com base nas quatro habilidades esperadas no aprendizado de um novo idioma: compreensão, fluência, leitura e escrita.


A proposta é que os materiais desenvolvidos a partir da pesquisa sejam utilizados em cursos de Inglês próprios para os profissionais da indústria aeronáutica. As aulas serão ministradas no campus do IFSP, em São João da Boa Vista.

0 comentários:

Postar um comentário