Pesquisando...
terça-feira, 14 de outubro de 2014

A cidade de São João da Boa Vista (SP) receberá, em 2015, dois cursos universitários na área da aviação: engenharia aeronáutica, na Universidade Estadual Paulista (Unesp), e aviação civil, no Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (Unifae). As aulas vão de encontro com a proposta da cidade em se transformar em um polo da indústria da aviação depois da instalação de duas empresas fabricantes de aviões experimentais.

Em 2012, o município recebeu duas empresas que fabricam aviões. Juntas, elas somam em torno de 300 empregos para São João da Boa Vista. Em uma delas, são realizados projetos nacionais e produzidas em média três aeronaves por mês. O dono da companhia, Gilberto Trivelato, fala sobre a produção do primeiro avião com asas dobráveis do mercado brasileiro feito na cidade. “O projetista já tinha tido a ideia, mas ela só foi efetivada quando um milionário russo nos solicitou que fosse feita uma aeronave que coubesse em seu iate”, explicou.

Hélio Gardini, dono da outra empresa de aviação da cidade, afirma que as companhias estão empenhadas em fazer da área do aeroporto um polo aeronáutico de grande porte. Com a criação dos cursos a cidade deve se aproximar ainda mais desse objetivo.

A perspectiva é de que seja gerada mão de obra qualificada e local, o que agrada os empresários. “É fundamental para nós formar e contratar mão de obra local, porque senão há um desgaste muito grande com o traslado de pessoas”, ressaltou Trivelato.

De acordo com Amélia Queiroz, diretora de Planejamento e Desenvolvimento da cidade, a perspectiva é de que as universidades sustentem o desenvolvimento do aeroporto. De acordo com ela, os cursos devem ter início no mês de agosto de 2015.


Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário